Literatura Infantil
“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
Bamberger
Reconhecer a importância da literatura infantil em relação á tecnologia e incentivar a criança ao hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que mais nos incentiva.
Para responder a nossa questão norteadora, percebemos, neste sentido, que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. A literatura infantil apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.
A tecnologia digital tem como objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. É necessário contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Segundo o texto de Schlemmer “A informação está na internet, em grande quantidade, mas o conhecimento não; este depende do sujeito, a partir das relações que estabelece entre o que conhece, a nova informação e a problemática que precisa ser solucionada.”
Podemos perceber que o mundo digital, é fundamental para que a criança adquira conhecimentos, informações e interações necessárias ao ato de ler.
Em relação á literatura infantil, bem como toda a cultura digital e questionadora, é possível observar que, em alguns casos, as escolas não estão explorando de maneira lúdica estas diversas culturas e isto ocorre, pela pouca informação dos professores, como também, pelo