Literatura infantil no brasil
A literatura para crianças é algo ainda muito recente na história do Brasil. Infelizmente sua importância tem sido deixada de lado tanto pelos pais quanto por algumas instituições de ensino. Sabe-se hoje em dia que a criança que possui contato direto com a literatura é mais criativa, comunicativa e desenvolve-se com mais facilidade, ampliando seu vocabulário e suas relações inter-pessoais.
1.1 ORIGEM
No Brasil só se pode falar em uma literatura especificamente infantil por volta do final do século XIX e início do século XX. Desde a sua origem, a literatura infantil surgiu com o objetivo importante de formar cidadãos, que aprendessem a comportar-se na sociedade, lhes ensinando hábitos, costumes e padrões a serem seguidos. Sendo assim, podemos dizer que a literatura infantil é uma obra artística, e como tal, não se desvincula do contexto histórico no qual é produzida. Apresenta modelos de comportamento que facilitam a integração da criança na sociedade.
1.2 CARACTERISTICAS
Presença de estímulos visuais, escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara. São de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e os comportamentos sociais.
II. PRECURSORES No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen “Contos seletos das mil e uma noites”, Figueiredo Pimentel “Contos da Carochinha”, Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante precursor foi o escritor Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil.
2.1 JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO
Conhecido como Monteiro Lobato foi maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, nasceu em Taubaté cresceu numa fazenda se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor. Mesmo assim seguiu colaborando em diversas publicações estudantis e fundou com os colegas a "Arcádia