Literatura Infantil 2015
Subtema: Despertando o prazer pela Literatura
ROSICLEY APARECIDA ROQUE ALVES
Justificativa:
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significado para todos. Concentram-se aqui a intima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver uns problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.
Sabemos que as crianças, principalmente na infância, desenvolvem-se segundo determinadas etapas evolutivas. Nesse momento é que á criança está se estruturando e se faz necessário um ensino que contribua para a autonomia posterior da criança.
Pois “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da mãe, do pai ou das avós, contando contos de fada, trecho da bíblia, historiam inventadas (tendo a criança e os pais como personagens) a noite antes de dormir.” (ABRAMOVICHE, Fanny)
Sendo assim cabe a nos educadores estarmos atentos e preocupados com os desenvolvimentos tanto afetivos quanto cognitivo da criança. Buscando desenvolver atividades como ouvir e ler historia poemas, par lendas, sempre ao nível de interesse das mesmas, proporcionando-lhes situações que possam aguçar sua curiosidade seu interesse em fazer observar e participar. Deste modo será mais fácil a criança extravasar seus sentimentos, suas emoções, permitindo-lhes assim crescer emocionalmente, pois a criança nessa faixa etária é capaz de construir, transformar, inventar o real naquilo que deseja.
É nesse sentido que escolhemos a historias “A Galinha Ruiva” por