LITERATURA ESPANHOLA
Como uma das línguas mais importantes do mundo, o espanhol tem uma literatura muito rica. Literatura espanhola é basicamente toda a literatura desenvolvida na Espanha, em qualquer uma das línguas oficiais. São elas:
Catalão - Literatura Catalã
Espanhol - Literatura Espanhola
Galego - Literatura Galega
Basco - Literatura Basca
Esta consideração é continuadora da política cultural do franquismo, em que existiu a obrigatoriedade de considerar estas literaturas nacionais como parte da literatura espanhola, sendo que, ao mesmo tempo em que as respectivas línguas nacionais eram consideradas simples dialetos do espanhol e se proibia o seu uso.
2. LITERATURA ESPANHOLA NO SÉCULO XIV
O poema épico do Mío Cid é o clássico mais importante da literatura espanhola, trata da vida e atos do herói nacional Rodrigo Díaz de Vivar, também conhecido como Cid Campeador.
Os escritores mais importantes do século XIV foram: López de Ayala, o príncipe Don Juan Manuel, sobrinho do rei Alfonso X, cujo Livro dos exemplos do conde Lucanor e de Patronio foi o primeiro livro de contos em espanhol.
3. O RENASCIMENTO E A ÉPOCA DOURADA DA LITERATURA ESPANHOLA
O espírito do renascimento estava invadindo as letras espanholas e Espanha se estava convertendo também em um poder europeu dominante. No reino do imperador Carlos V, se publicou a primeira novela picaresca em 1554, o Lazarillo de Tormes, seu autor é desconhecido.
Os últimos anos do século XVI e a maioria do s. XVII foram os melhores anos da literatura espanhola e se conheceram como os anos dourados. A obra chave deste período é a magnífica prosa que escreveu Miguel de Cervantes Saavedra, Don Quijote de la Mancha, que com certeza é uma das maiores obras da literatura espanhola.
Nestes anos também houve grandes dramaturgos como: Lope de Vega Carpio, Tirso de Molina, Guillén de Castro e Bellvís, e Juan Ruiz de Alarcón. Calderón de la Barca foi o último.
4. LITERATURA NEOCLÁSSICA