Literatura cristã
Durante meus estudos bíblicos fiz grandes descobertas que antes desconhecia. E uma delas foi que o Antigo Testamento era dividido em quatro grandes blocos ou tipos de escritos: o Pentateuco, os Livros Históricos, os Livros Poéticos e Sapienciais e os Livros Proféticos.
São justamente os Livros denominados “Poéticos e Sapienciais” que chamaram minha atenção e neles estão os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
São assim classificados porque em sua estrutura textual a poesia é predominante. Mas também podemos encontrar neles narrativas e profecias como podemos observar a seguir:
Livro de Jó: é tratada nesta história bíblica a pergunta: Por que sofrem os inocentes?;
Livros dos Salmos: São orações em forma de poesias. Abrangem todo o campo da emoção humana, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero;
Livro de Provérbios: é um livro máximo da sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta;
Livro de Eclesiastes: seu escritor é conhecido como “filósofo” ou “pregador” e na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea;
Livro Cânticos dos Cânticos: é um livro de poemas que descreve o gozo e o êxtase do amor, simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.
Todos esses livros foram produzidos por Inspiração Divina, para servirem como instrumento de comunhão do Homem com Deus e na sua meditação nas coisas espirituais (Sl 119: 97).
Sendo então a Bíblia um livro tão antigo e de inspiração divina e Deus o criador de todas as coisas, inclusive da linguagem poética, a vem utilizando a milhares de anos como uma forma de nos tocar profundamente. E foi justamente desta forma que Ele me tocou, e é desta forma que eu também anseio tocá-Lo, através de meus poemas.
Poemas que expressam os meus sinceros sentimentos de gratidão pelo meu Pai Celestial,