Literatura brasileiro
ESTUDO DA LITERATURA BRASILEIRA III
Cuiabá
2009.
noemia josenil curado
ESTUDO DA LITERATURA BRASILEIRAIII
Trabalho apresentado ao curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Literatura Brasileira III.
Orientador: Celso L. Pagnan.
Tutel: Gisele L. do Rio e Silva.
Cuiabá.
2009
1 Atividade
B= pela exploração de diferentes mecanismos lingüísticos com a finalidade de inventar palavras.
2 Atividades
As características das obras de Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa nasceu 27 de junho de 1908, em Cordisburgo Minas Gerais, toma como ponto de referencia a paisagem e o homem do sertão, brasileiro, principalmente do sertão de Minas Gerais aprofundou –se na sondagem dos problemas que inquietam o ser humano de qualquer lugar e tempo –o sentido da vida, a ocorrência do bem e do mal a idéia de Deus e do diabo conferindo assim uma dimensão metafísica a sua obra.
Na elaboração de seu estilo, utilizou vários processos como a criação de palavras, o aproveitamento do linguajar regional e a exploração de recursos estilísticos (como aliterações, onomatopéias etc.), impregnados sua prosa de característica poéticas. As “falas”e expressões do grande sertão veredas por,exemplo, ainda não atingiram um estado estrutural fixo e o que o ficcionista faz e fugir das frases feitas dos lugares comuns, que acabam empobrecendo a linguagem literária .
Não e bom falar em recriação em relação a Guimarães Rosa , mas simplesmente em criação.
3 Atividade B= No modernismo de 22, a tendência a valorização do experimentalismo estético e a preocupação com o progresso levaram os autores a desconsideram os legados de nosso passado colonial.
4 Atividade
A autora explica de maneira objetiva não demonstra preocupação com o ato físico, apenas a busca do bem e citada o progresso do personagem