literatura afro br
CONCEITO
O conceito de literatura afro-brasileira ainda está em construção, porém pode ser compreendido com a presença de textos que apresentam temas, autores, linguagens ou um ponto de vista culturalmente afrodescendente. É uma parte da literatura brasileira que se destaca por reafirmar e resgatar os ideais e costumes dos afro-brasileiros e dos negros. A Literatura afro-brasileira também pode ser chamada de literatura negra.
Os livros são na maioria de sociologia, antropologia, arqueologia, religião, história, romances e ensaios focados no tema das religiões afro-brasileiras, escravidão, imigração no Brasil escritos por estrangeiros ou brasileiros.
PRINCIPAIS AUTORES
Manuel Inácio da Silva Alvarenga: Aborda de modo negativo o homem negro. Obras: O Desertar, poema herói-cómico e Glaura.
Ântonio Gonçalves Dias: O tema do negro acaba por se diluir em sua poesia, principalmente quando há o surgimento do índio como herói nacional. Obras: Primeiros Cantos, Segundos Cantos e Sextilhas de Frei Antão.
Machado de Assis: Grande nome da literatura brasileira, é mulato e teve grande participação no fim da escravidão. Em sua poesia há referencias ao negro, o autor demonstra preocupação em indicar os aspectos ligados à cor negra. Obras: Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O Caramujo e a Escravidão
"Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou, e todos saímos à rua. Sim, também eu saí à rua, eu o mais encolhido dos caramujos, também eu entrei no préstito, em carruagem aberta, se me fazem favor, hóspede de um gordo amigo ausente; todos respiravam felicidade, tudo era delírio. Verdadeiramente, foi o único dia de delírio público que me lembra ter visto." –Machado de Assis sobre o fim da Escravidão.
Lima Barreto: Romance social expôs as contradições de nosso ambiente social. Obras: Recordações do escrivão Isaías Caminha, Triste fim de Policarpo Quaresma e Numa e