Lit Infantojuvenil Aula 3 Template Autodesenvolvimento
Disciplina: Literatura Infantojuvenil
Aula-tema 03: Características da Literatura Infantojuvenil: narrativa I
NOME
ANA PAULA DE CASTRO MOURA
RA
6892522179
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantojuvenil
Aula-tema 03: Características da Literatura Infantojuvenil: narrativa I
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantojuvenil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sandra Silva de Almeida.
Anhanguera Educacional
2015
Passo 2: Em um trecho retirado do romance: “As aventuras de Robison Crusoé”, de Daneil Defoe, adaptado por Monteiro Lobato, percebe-se que este é de gênero narrativo, e expresso em romance, onde o narrador é confessional, está na primeira pessoa, relata por ele os acontecimentos, como por exemplo nesta frase contida no trecho: “Quando fazia bom tempo eu costumava ir ao outro lado da ilha ver a canoa, saindo nela a passeio”, ou seja, o narrador é personagem principal do romance, o trecho também possui aspectos como tempo, espaço, enredo, entre outros, todavia ele relata os acontecimentos a partir de que vão acontecendo.
Passo 3: O trecho seguinte é retirado conto “Cinderela”, o qual possui gênero narrativo tendo um narrador onisciente, um tema central, escrito de forma breve e condensada, narrado em terceira pessoa, conhece o intimo de seus personagens, tendo o domínio total da história. Esses elementos estão presentes no trecho: “Era uma vez uma bela jovem chamada Cinderela que vivia com o seu pai, um comerciante viúvo e muito rico. Cinderela perdera a mãe ainda criança e o seu pai, pensando que Cinderela precisava de uma nova mãe, decidiu casar-se novamente”.