LISTAS – PILHAS - ÁRVORES
FATEC
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
IRIS DA COSTA E SILVA
ESTRUTURA DE DADOS
PORTO VELHO
2014
IRIS DA COSTA E SILVA
LISTAS, PILHAS E ÁRVORES
Trabalho solicitado pelo prof. André Luiz de Souza Freitas, da disciplina estrutura de Dados do curso de Sistemas de Informação do 2º período.
PORTO VELHO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
LISTAS – PILHAS - ÁRVORES 05
CONCLUSÃO 06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo sobre LISTAS, PILHAS e ÁRVORES de Estrutura de Dados, abordando diversos aspectos inerentes a este paradigma com o objetivo de descrever sua estrutura e principais modelos.
O propósito deste trabalho é descrever este paradigma de modo genérico de forma a abordar diversos aspectos embora sem aprofundar em suas especificidades.
DESENVOLVIMENTO
LISTAS:
Uma lista é uma seqüência ordenada de elementos do mesmo tipo. Por exemplo, um conjunto de fichas de clientes de uma loja, organizadas pela ordem alfabética dos nomes dos clientes. Neste fichário é possível introduzir uma nova ficha ou retirar uma velha, alterar os dados de um cliente etc. Do ponto de vista matemático, uma lista é uma seqüência de zero ou mais elementos de um determinado tipo. Geralmente se representa uma lista de elementos, separando-os por vírgulas.
PILHAS:
PILHA (Stack): é uma lista linear em que todas as operações (inserção, retirada e consulta) são realizadas numa única extremidade da estrutura
As operações básicas que se podem realizar sobre uma PILHA são:
Inicializar a pilha- Verificar se a pilha está vazia - Retornar o elemento que está no topo da pilha - Inserir um elemento na pilha - Retirar um elemento da pilha.
ÁRVORES:
É uma estrutura de dados que herda as