lista2
SISTEMA DE CONTROLE DA LOCAÇÃO E
CONSULTA DO ACERVO DE UMA BIBLIOTECA
A Análise deve começar com o entendimento daquilo que o usuário está solicitando, no primeiro momento refere-se apenas ao delineamento dos limites (fronteiras) do sistema, ou seja, procure responder: O que o sistema deverá fazer? Quais são os objetivos?
Tendo definido claramente este aspecto você terá traçado as fronteiras do que deverá ser desenvolvido, por exemplo: CONTROLE DA LOCAÇÃO E CONSULTA DO ACERVO DE UMA BIBLIOTECA.
Depois de haver entendido claramente o que o usuário espera que seja feito, o analista de sistemas deverá mergulhar profundamente na busca de informações que envolvem aquela área. É a fase precedente do início da análise, chamada de levantamento de dados inicial ou de engenharia de requisitos.
Após este passo, o analista de sistema deverá, no mínimo, conhecer todas as atividades mais essenciais ligadas ao sistema a ser desenvolvido. Portanto, se o sistema for para controle da locação e consulta do acervo de uma biblioteca de universidade, no mínimo o analista deverá saber:
- Quem são os usuários da biblioteca?
- Como alguém se torna usuário da biblioteca?
- Como e quando entra e sai do acervo (livros, revistas, jornais e periódicos), quais são os eventos essenciais existentes no sistema?
- Quais são as regras e restrições envolvendo estes eventos?
- Quais as expectativas dos usuários sobre o sistema a ser desenvolvido – quais são os problemas atuais?
- Quais as vantagens que o novo sistema proporcionará?
Vamos tomar o controle da locação e consulta do acervo de uma biblioteca, como um estudo de caso, para termos uma idéia mais clara da aplicação da teoria.
Vejamos qual foi o resultado colhido pelo analista nesta fase.
Sistema: Controle de locação e consulta do acervo de uma biblioteca de universidade
Objetivos: Controlar os empréstimos, devoluções, reservas, consultas e cadastros do acervo de uma biblioteca