Lista
SUBSTANTIVAS
Profª Ana Paula Perri
ORAÇÕES SUBORDINAS SUBSTANTIVAS – DEFINIÇÃO:
São orações que exercem função sintática (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto) em relação a uma outra oração, chamada de oração principal.
Observe esta declaração feita pelo excelentíssimo presidente Luís Inácio Lula da Silva:
“(...) todo mundo acha que pode meter o dedo”, comparando a floresta Amazônica a um vidro de água benta, fazendo alusão a uma cerimônia católica.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Na declaração: “todo mundo acha que pode meter o dedo” Existe uma relação de dependência entre as duas orações pois, se a segunda oração “que pode meter o dedo”, não for bem explicada a situação causada é bem comprometedora não acham?
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Por isso é tão importante a relação entre as orações, pois elas se completam, desfazendo (ou fazendo, depende da intenção do autor) as possibilidades de mal entendidos e, realmente explicando as verdadeiras idéias e intenções de quem escreve.
As orações subordinadas substantivas (OSS) se classificam de acordo com a função sintática que desempenham em relação à oração principal (OP). Portanto, elas podem se classificar como:
- ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA: desempenhando o papel de sujeito da OP. - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA: desempenhando o papel de objeto direto da OP. - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA: DESEMPENHA PAPEL DE OBJETO INDIRETO DA OP.
OBSERVEM QUE AS TRÊS PRIMEIRAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SE ASSOCIAM AO VERBO DA OP.
- ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL: desempenha papel de complemento nominal, obviamente,de um nome da OP. - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA: funciona como predicativo do sujeito da OP. - ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA: é aquela que funciona como aposto da OP.
Observem que as orações subordinadas