lista
O processo de transmissão de energia elétrica se baseia no transporte de energia entre dois locais ou pontos de um certo espaço. Para realizar esse transporte é utilizado linhas de transmissão de alta potência, no geral quando usamos corrente alternada, que seriam a maneira mais simples de conectar uma usina ao consumidor.
Figura 1 – Linhas de Transmissão
Essa transmissão é dividida em dois “casos”: Para potências mais elevadas que liga grandes centros e a de distribuição que usamos para centros urbanos. As linhas usadas para transmissão apresentam valores de tensão nominal, tendo valores que vão até 1,2 MV, mas para isso ocorreu vários estudos acerca do fato. No Brasil se encontramos o uso das linhas de transmissão numa faixa de 13,8 kV. Quando queremos fazer uma conversão nos níveis de tensão, usamos como equipamento de base um transformador de potência. Os transformadores de grande porte se encontram nas subestações.
Figura 2 – Transformador de Potência
Quando temos um sistema de grande porte, e muito comum a interligação de sistemas, ou a ligação em Anel, formando uma rede. Lembrando que quanto maior o número de interligações o sistema fica mais confiável, mas torna-se um sistema de grande complexidade. É um sistema que pode tanto contribuir para o suprimento de energia quanto para a disseminação de falhas do sistema: quando ocorre um problema em um ponto da rede, isso pode afundar a tensão dos pontos que estão a sua volta e causar a aceleração de geradores, fazendo-se necessário o desligamento de