Lista
Disciplina de Estruturas de Madeira
DISCENTE:_______________________________________________________________________
2ª LISTA DE EXERCÍCIOS
SOLICITAÇÕES NAS BARRAS – DIMENSIONAMENTO À COMPRESSÃO
1) Qual a força máxima acidental que pode ser aplicada no pilar de peroba rosa em situação normal de projeto, sabendo que a força permanente vale NGd = 224000 N? Considere que a extremidade superior do pilar está impedida de se deslocar nas direções x e y, a madeira é usual (serrada) e de 2ª categoria, a classe de umidade do local da construção é 2 e carregamento de longa duração. A resistência da madeira é de fc0,k = 2950 N/cm2 e Nd = NGd + NQd.
2) Determine o valor da carga de compressão atuante no topo do pilar de peroba rosa. Considere que a extremidade superior do pilar tem deslocamento impedido nas direções x e y (no topo) e tem deslocamento impedido em x, y e rotação impedida (na base). A madeira é usual (serrada) e de 2ª categoria, a classe de umidade do local da construção é 2 e carregamento de longa duração. A resistência e a rigidez da madeira são: fc0,k = 2950 N/cm2 Ec0,m = 1.467.400 N/cm2.
3) Verificar a condição de segurança da barra de madeira comprimida, indicadas nas figuras. Considerar Madeira DICOTILEDÔNEA C40, serrada e de 1ª categoria, carregamento de longa duração e classe de umidade 3. O esforço atuante de compressão na peça é de Nd = 56 kN. Os vínculos dos extremos da barra são: ponto 1 (engastado na base e rotulado no topo no eixo X) e no ponto 2 (engastado na base e livre no topo no eixo Y). Unidades da figura em centímetros.
4) Verificar a condição de segurança da barra de madeira maciça, submetida à compressão simples, indicada nas figuras. Considerar Madeira CONÍFERA classe C25, madeira serrada de 2ª categoria, carregamento de longa duração e classe de umidade 2. O esforço atuante de compressão na peça é de Nd = 112 kN. Os vínculos dos extremos da barra são indeslocáveis nos Eixos X e Y (rotação e