lista
Na atual realidade em que vivemos, uma das maiores preocupações da humanidade é o futuro do nosso planeta. Grande parte dessa preocupação origina-se do desmatamento indiscriminado das florestas brasileiras, das queimadas em extensas áreas verdes e da exploração ilegal de madeiras de lei. Este artigo visa mostrar a opinião dos profissionais e indústrias de madeira para construção sobre a origem da matéria-prima e a sustentabilidade. Foram questionados arquitetos, engenheiros e industriários do setor, de várias regiões do país e suas respostas foram avaliadas e agrupadas por conteúdo. Constatou-se a necessidade do controle desde o manejo até o produto final e que a busca por novas alternativas e tecnologias deve ser contínua, de forma a minimizar os impactos ambientais e suprir as características de resistência, requinte e nobreza que a madeira proporciona.
Palavras-chave: Madeira. Sustentabilidade. Construção civil.
1. Introdução
Muito se tem falado sobre sustentabilidade nos dias de hoje, porém, pouco se conhece ou se põe em prática esse conceito. A sustentabilidade nada mais é do que a utilização racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais, sem que esse recurso comprometa as futuras gerações.
Na vida moderna, todos os setores da economia dependem de um fluxo constante de materiais, em um ciclo que começa na extração de matérias-primas naturais, e segue em sucessivas etapas de transformações industriais, transporte, montagem, manutenção e desmontagem final. (AGOPYAN E JOHN, 2011, p.74).
A madeira é um produto presente em quase todas as etapas das obras de construção civil. Seja em fôrmas, estruturas, escoramentos, esquadrias, pisos, forros, revestimentos até a mobília final, o uso da madeira ainda é indispensável para muitos arquitetos e engenheiros, por ser um diferencial de beleza e sofisticação. A questão é: como aliar o uso da madeira com a sustentabilidade?
Na tentativa de poupar o corte de árvores, buscam-se alternativas