lista
Gastos governamentais são as despesas realizadas pelas unidades que compõem a administração governamental direta e indireta. Já os gastos públicos é a soma dos gastos governamentais mais as despesas do governo com suas atividades econômicas produtivas.
2) Conceitue:
a) Despesas correntes;
São os gastos fixos do governo, aqueles gastos que mantém a máquina administrativa e a prestação dos serviços de Estado.
b) Despesas de capital;
Os gastos com investimentos realizados pelo governo.
3) Segundo Flávio Riani “do ponto de vista contábil, a estrutura do governo, por natureza econômica, em qualquer nível, pode ser dividida em duas categorias básicas: receitas correntes e de capital”. Diferencia receita corrente de receita de capital.
As receitas correntes são aquelas compostas basicamente da cobrança de tributos, compreendem as próprias e as adquiridas por transferências de outros entes governamentais. Já as receitas de capital são oriundas de operações de crédito, compreendem vendas, alienações, etc;
Quais as medidas comumente utilizadas para medir a evolução dos gastos públicos? Defina-as e explique porque usa-las.
4) A política fiscal atua como um movimento contracíclico para controlar o nível da renda. Baseado nisso, é correto afirmar que quando há necessidade de expandir a renda, existem três alternativas de uso da política fiscal para alcançar esse objetivo, sendo a correta:
a) Diminuir os gastos públicos; aumentar os tributos; ou usar as duas ao mesmo tempo.
b) Diminuir os gastos públicos; diminuir os tributos; ou usar as duas ao mesmo tempo.
c) Aumentar os gastos do governo; diminuir os tributos; ou usar as duas ao mesmo tempo (correta)
d) Aumentar os gastos do governo; aumentar os tributos; ou usar as duas ao mesmo tempo.
5) Comente sobre as principais mudanças ocasionadas pela reforma tributária embutida na constituição de 1988 e sua relação com os problemas no