Lista
1ª Lista de exercícios de máquinas elétricas
1. Em uma instalação, tem-se I=10 A, V=220 V e FP=0,8 indutivo. Determinar as potências ativa, reativa e aparente e desenhar o triângulo de potências. 2. Considere uma instalação residencial monofásica de 20 kW, fp = 0.85 indutivo, alimentada em 220 V. Pede-se: a) Corrigir o fator de potência dessa instalação para 0.95 indutivo. b) Especificar um capacitor que faça a correção. 3. A carga e um gerador de 120 V e 60 Hz é de 5 kW (resistiva), 8 kvar (indutiva) e 2 kvar (capacitiva). Calcule: a) A potência aparente total. b) O fator de potência das cargas combinadas. c) A corrente fornecida pelo gerador. d) A capacitância necessária para um fator de potência unitário. 4. Na ligação da figura abaixo, calcular: a) As corrente Ia , Ib e Ic e os seus respectivos ângulos; b) a potência aparente (ST), total do circuito.
5. Três impedâncias de valor 12 + j 9 Ω e tensão equilibrada de 208 V , podem ser conectadas em delta e em estrela. Para cada caso (ligação delta e ligação Y). Calcular: a) A corrente da linha (IL); b) A potência ativa ( PT ), reativa (QT ) e aparente ( ST ) da ligação . 6. A tensão entre a fase a e o neutro em um circuito trifásico equilibrado ligado em estrela é 240 30° V. Considerando sequência de fase positiva, qual o valor de .
7. A tensão de fase nos terminais de uma carga trifásica equilibrada ligada em Y é 2.400 V. A carga tem uma impedância por fase de 16 + j 12 Ω e é alimentada por uma linha que tem impedância por fase de 0,1 + j 0,8 Ω. A fonte, ligada em Y na outra extremidade de envio da linha, tem uma sequência de fases acb e uma impedância interna de 0,02 + j 0,16 Ω por fase. Use a tensão entre a fase A e o neutro na carga como referência e calcule: a) As correntes de linha; b) As tensões de linha na fonte. 8. A tensão de linha nos terminais de uma carga equilibrada ligada em delta é 110 V.