Lista Termologia
CAPÍTULO 18/19
Professora: Elzimar Luz
TERMOLOGIA
1. A que temperatura a leitura da escala Fahrenheit é igual a (a) da escala Celsius (b) da escala Kelvin (c) metade daquela na escala Celsius?
2. Um estudante paulista resolve construir um termômetro e criar uma escala termométrica arbitrária "SP" utilizando a data da fundação da cidade de São Paulo, 25 de janeiro de 1554. Adotou como ponto fixo do gelo o número 25 e como ponto fixo do vapor o número 54. Escreva a relação de conversão entre as escala "Celsius" e "SP".
3. Suponha que em uma escala linear de temperatura X, a água evapore a -53,5ºX e congele a -170ºX. Quanto vale uma temperatura de 340K na escala X (aproxime o ponto de ebulição da água como 373K)
4. O gráfico abaixo mostra como varia o comprimento de uma barra metálica em função da temperatura. Determine: a) o coeficiente linear da barra, b) o comprimento da barra para quando está a temperatura de 70ºC.
5. Um furo circular em uma placa de alumínio tem um diâmetro de 2,725 cm a 0,000ºC. Qual é o diâmetro do furo quando a temperatura da placa é aumentada para 100,0ºC?
6. A variação da área de uma placa equivale a um milésimo de sua área inicial quando ela sofre elevação de 30K. Determine, nesse intervalo de temperatura, os coeficientes de dilatação linear e volumétrica do material de que é feita a placa.
7. A figura mostra um balanço AB suspenso por fios, presos ao teto. Os fios têm coeficientes de dilatação linear αA = 1,5 x 10-5 K-1 e αB = 2,0 x 10-5 K-1 e comprimentos LA e LB, respectivamente, na temperatura T0. Considere LB = 72 cm e determine o comprimento LA, em cm, para que o balanço permaneça sempre na horizontal, em qualquer temperatura.
8. Quando a temperatura de uma moeda de cobre é elevada de 100ºC o seu diâmetro aumenta de 0,18%: Calcule com dois algarismos significativos: (a) O aumento percentual da área de uma face. (b) O aumento percentual da