Lista segunda prova
01) Processamento necessário para a execução de uma instrução. São compostos de dois passos básicos: ciclo de busca e ciclo de execução.
De maneira mais geral:
Busca da próxima instrução no endereço da memória principal apontado pelo contador de instrução (CI) e armazenamento da mesma no registrador de instrução (RI);
Atualiza o CI;
Determinação do tipo de instrução armazenada no RI;
Endereços determinados, caso a instrução precise de operandos armazenados na memória principal;
Busca os operandos na memória principal, caso seja necessário;
Execução da instrução;
Retorna ao primeiro passo, para iniciar a execução da instrução seguinte.
02) Código de Operação: Identifica a operação a ser realizada pelo processador. Operando: É o campo da instrução cujo valor binário sinaliza a localização do dado (ou é o próprio dado) que será manipulado (processado) pela instrução durante a operação.
03) A grande ocupação de espaço de memória e nem toda instrução necessita de 3 operandos, por exemplo, se usar uma instrução de desvio (você precisa apenas do endereço de desvio, não precisando dos demais operandos) ou de carga (carregar/copiar o dado de um determinado endereço de memória pra outro, precisa apenas de 2 operandos).
04) O endereçamento de instrução é realizado pelo CI e o ciclo de instrução é iniciado pela transferência da instrução para o RI. Toda instrução consiste em uma ordem codificada para a UCP realizar uma operação sobre um dado (valor numérico, caractere alfabético ou endereço). Localização dos dados pode estar explicitamente indicada na própria instrução através de CAMPO DE OPERANDO, ou implicitamente (armazenado no ACC). Existem várias formas de localizar o dado: modo de endereçamento.
Imediato: método mais simples: Operando é parte da instrução: campo de endereço; Nenhum outro acesso à memória é feito além da busca da instrução; Maior rapidez; Tamanho dos operandos é limitado ao tamanho do campo de endereços.
Direto: campo de endereço