Lista Sapatas e Tubulões
1
Avenida das Torres, 500 - Loteamento FAG - Cascavel/PR
FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA
ATIVIDADE 1 – 2 BIMESTRE
1. Após a execução dos tubulões dos pilares P1 e P2, houve modificação do projeto estrutural sendo acrescentados os pilares Pa e Pb. Com base nos tubulões já executados, dimensionar os tubulões dos pilares Pa e Pb.
2. Dimensionar e desenhar em planta os alicerces de um sobrado residencial, construído com parede estrutural, e paredes superiores apoiadas diretamente sobre as inferiores.
Admitir 37 kN/m de carga distribuída e tensão admissível na cota de apoio de 50 kN/m². 3. Considerar o sobrado construído em concreto armado, com a conseqüente concentração de cargas nos pilares e determinar as dimensões das sapatas. Admitir carga no pilar mais carregado igual a 480kN e no pilar menos carregado igual a 380 kN. O subsolo do terreno em que será construído o sobrado melhora com a profundidade. Determinou-se que a 2m de profundidade a tensão admissível é de
100kN/m². Dimensione as fundações do sobrado e discuta os resultados.
4. Dimensionar os tubulões dos pilares P1 e P2 indicados abaixo para uma tensão admissível de 450kN/m²; e fck = 20 MPa, considerando as cargas como características.
Prof. Me. Maycon André de Almeida
FACULDADE ASSIS GURGACZ
2
Avenida das Torres, 500 - Loteamento FAG - Cascavel/PR
FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA
ATIVIDADE 1 – 2 BIMESTRE
5. Apresenta-se a seguir uma planta das fundações de um edifício de 18 pavimentos e 3 subsolos. Na cota de apoio das fundações a tensão admissível (σadm) é de 4 kgf/cm.
Verifique a viabilidade técnica – econômica da utilização de fundação por sapatas.
Dimensione a sapata isolada do pilar P9
Desenhe a solução em planta e perfil.
Dimensione uma sapata associada deste edifício.
Que soluções poderiam ser adotadas para a fundação dos pilares posicionados nas divisas do terreno? (P17/P05)
Que alterações poderiam ser feitas no