Lista Redes 2
R: Controle de Fluxo e Controle de Congestionamento. O controle de fluxo controla o sobrecarregamento de conexão de enviando pacotes rapidamente. Controle de congestionamento limita ou aumenta os dados enviados. 2. Foi dito que controle de fluxo e controle de congestionamento são equivalentes. Isto é verdade para o serviço orientado a conexões da Internet? Os objetivos do controle de fluxo e do controle de congestionamento são os mesmos?
R: O controle de fluxo e o decongestionamento são diferentes e com objetivos distintos na internet. O controle de fluxo certifica-se que nenhuma extremidade de uma interconexão sobrecarregue os buffers na outra ponta da conexão, mandando os pacotes rapidamente o controle de congestionamento regula a quantidade de dados que uma aplicação pode emitir na rede ajudando que não ocorra o congestionamento no núcleo da rede. 3. Descreva brevemente como o serviço orientado a conexões da Internet provê um transporte confiável.
R: Quer dizer que uma aplicação pode confiar que a conexão entregará os seus dados sem erro e na ordem certa. A confiabilidade na internet é conseguida por meio da utilização de confirmações e retransmissões ex quando um sistema A envia algo para o sistema B ele espera por uma confirmação de B para saber se recebeu o objeto enviado. Caso B não tenha recebido ele envia de novo até receber uma confirmação de B. 4. Quais são as vantagens de uma rede comutada por circuitos em relação a uma rede comutada por pacotes? Quais as vantagens do TDM sobre o FDM numa rede comutada por circuitos? R: comutada: necessário estabelecer um caminho fim-a-fim, para os dados serem enviados garante que após a conexão não haverá congestionamento e os dados serão enviados de forma ordenada. Já na comutação de pacotes, não é