Lista PCP
Disciplina: Planejamento e Controle de Produção
Aluno: Nabor Benedito de Oliveira Netto
Lista de Exercício
(1)
EXTERNOS :
1. Disponibilização de energia, mão-de-obra qualificada, matéria-prima, água, etc. R.: Para evitar gargalos na produção.
2. Tecnologia.
R.: Para se alcançar um melhor desempenho do PCP.
3. Poder aquisitivo do mercado.
R.: O PCP precisa conhecer a demanda para evitar a superprodução.
INTERNOS:
1.Capacidade da planta.
R.: Realizar o PCP de acordo com a capacidade da fábrica.
2.Capacidade e qualificação da mão-de-obra.
R.: Evitar gargalos.
3. Instalação, equipamentos e processos.
R.: Para se tornar mais eficiente o processo de planejamento é preciso conhecer a estrutura da fábrica.
(2) Por que o PCP favorece o aumento da produtividade, qualidade e garante a entrega no prazo; o que traz uma maior confiabilidade na organização e consequentemente lhe torna mais competitiva.
(3) Sempre haverá conflito entre as áreas de vendas, produção e financeira; elas precisam estar conectadas e desempenhem seus papéis em sincronia, pois cada uma depende da outra para que a empresa possa atingir seus objetivos.
(4) Toda organização precisa ter objetivos de desempenho de produção claramente definidos não só para nortear a empresa, mas também para permitir o monitoramento e controle completo dos processos produtivos com o fito de aprimorar e atingir os resultados pretendidos.
(5) Quando se analisam as decisões de operações, entretanto, nota-se que há uma infinidade de decisões que têm inércias diferentes e, portanto, requerem horizontes de planejamento diferentes. A visão do futuro de que o processo necessita deve incluir diversos “sub-horizontes”. É necessário considerar um “sub-horizonte” de curto prazo para que a partir deste se tomem boas decisões de inércia pequena (como uma decisão de hora-extra), um “sub-horizonte” médio (aquisição de equipamento) para a consideração de decisões de inércia média e um