lista gravita o
Faculdade de Tecnologia – Campus Resende
Engenharia Mecânica
Física Teórica II – Prof. Mirian Bracco
Segundo período
Gravitação
Eduardo Coelho Moreira de Carvalho
2014.1.00890.11
23/10/2014
Física II – Eng. Mecânica
Prof. Mirian Bracco
Lista 2 – Trabalho
Eduardo Coelho Moreira de Carvalho 2014.1.00890.11
Gravitação
1) Resuma a lei da gravitação. O modulo da força, a direção e sentido.
A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico Isaac Newton. Newton chegou à conclusão de que não só a Terra atrai maçãs e a Lua, mas cada corpo do universo atrai todos os demais. A universalidade da gravitação não é obvia para nós porque a força de atração que a Terra exerce sobre os corpos próximos é muito maior que a força de atração que os corpos exercem uns sobre os outros. Tais forças são grandezas vetoriais, porque possuem módulo, direção e sentido.
A representação matemática da lei da gravitação universal é:
Onde:
F= intensidade da força gravitacional
G = constante de gravitação universal, cujo valor é 6,67.10-11 Nm²/kg²
M e m = massa dos corpos analisados d = distância Através da equação apresentada por Isaac Newton, a fim de analisar as forças que atuam na Terra e em suas proximidades, devemos lembrar que em sua Terceira Lei, Newton fala sobre a ação e a reação. Baseados então nessa questão, vemos que a atração entre os corpos deve ser mútua para que haja equilíbrio entre eles, ou seja, a Terra atrai a Lua, mas, em contrapartida, a Lua também atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentido contrário. O mesmo acontece com os demais corpos.
2) Qual deve ser a distância entre uma partícula de massa 5,2kg e uma partícula de 2,4kg, para que a atração gravitacional tenha módulo 2,3x10^(-12) N?
M1=5,2kg
M2=2,4kg
F=2,3x10^(-12)N
G=6,67x10^(-11)Nm²/kg²
3) Explique brevemente a gravitação perto da superfície.
Se uma partícula é liberada,