Lista física
1 - Com o auxílio de uma mola ideal de massa desprezível (constante elástica k = 100 N/m), aplica-se uma força F em um bloco cujo peso é 50 N, de modo a fazê-lo subir uma rampa inclinada de 30º.
Se o bloco sobe a rampa com velocidade constante, a distensão da mola, medida em metros, é: R: 0,25 m
2 - A figura abaixo mostra um sistema de blocos cujos atritos podem ser desprezados. As polias e os fios são ideais. Adotando g = 10 m/s2, calcule a intensidade da aceleração adquirida pelo sistema de blocos.
R: 5 m/s2
3 - No sistema de blocos abaixo, calcule a aceleração adquirida pelos corpos de massa m A = 2kg e mB = 10 kg empurrados por uma força F = 72 N, numa superfície sem atrito, e calcule a força de contato que o bloco B exerce sobre o bloco A
R: 60 N
4 – A superfície horizontal abaixo é perfeitamente lisa, de modo que o atrito é nulo. Aplica-se no corpo B uma força de intensidade 60 N, de modo a acelerar o sistema de blocos ligados por um fio ideal. Sendo MA = 5 kg e MB = 10 kg, calcule a aceleração do conjunto.
R: 4 m/s2
5- A figura exposta mostra três blocos de massas Ma = 0,5 kg, Mb = 2,0 kg e Mc = 2,5 kg. Os blocos se movem em conjunto, sob a ação de uma força constante e horizontal de módulo 10 N
Desprezando o atrito, qual é o módulo da força de contato entre os blocos B e C?
R: 5 N
6 - Os corpos A (9 kg) e B (6 kg) estão presos por um fio ideal que passa por uma roldana também ideal. O sistema é abandonado a partir do repouso, conforme mostra a figura abaixo, porém, um fio prende o corpo B no solo. Adotando g = 10 m/s2, calcule a intensidade da força de tração no fio 1.
R: 90 N
7 – Os corpos A (9 kg) e B (6 kg) estão presos por um fio ideal que passa por uma roldana também ideal. O sistema é abandonado a partir do repouso, conforme mostra a figura abaixo. Adotando g = 10 m/s2, calcule a aceleração adquirida pelos corpos.
R: 2 m/s2
8- Um fio ideal que