lista de medicaçoes
Principais Medicamentos em Urgência e Emergência
Escrito por: Juarez C. on domingo, 2 de junho de 2013 | 12:41
Principais medicamentos em Urgência
Neste post, coloquei a lista das principais medicações utilizadas nos servições de Urgência e Emergência, incluindo os cuidados de Enfermagem.
Adrenalina: A Epinefrina é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco. Cuidados de Enfermagem: Observar para agitação, nervosismo, tendência suicida, alucinações e anginas.
Aminofilina: Indicado no tratamento de asma brônquica, bronquite, insuficiência respiratória e cardíaca. Cuidados de Enfermagem: monitorar balanço hídrico ou sinais de desidratação e não deve ser utilizado em gravidez ou lactação.
Ampicilina: Tratamento de infecções do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinárias. Cuidado de Enfermagem: Administrar com rapidez para evitar a formação de cristais na agulha de punção.
Brometo de Ipratrópio: Indicado como bronco-dilatador na DPOC e outras patologias que causem bronco-espasmo. Cuidados de Enfermagem: inspecionar a pele em busca de rações cutâneas.
Captopril: Indicado para HAS e ICC. Cuidados de Enfermagem: monitorar a P.A. de 30 em 30 minutos. Observar sinais de edema periférico.
Carvão ativado: Indicado para absorção de líquidos e gases. Cuidados de Enfermagem: Promover a troca do curativo de carvão ativado assim que o mesmo demonstre estar saturado.
Cefalexina: Amigdalite, otite, faringite e sinusite. Infecções respiratórias baixas. Infecção da pele e tecidos moles. Infecção geniturinária. Cuidados de Enfermagem: Monitorar temperatura, reações cutâneas, edema e diarréia.
Diazepam: Tratamento da ansiedade. Relaxante muscular. Alívio sintomático da abstinência alcoólica aguda. Anticonvulsivante e