Lista de Física 1
INTRODUÇÃO
A força de atrito é uma força de importância indiscutível, pois ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia-a-dia. Sem ela, seria impossível você estar agora sentado lendo esse texto, pois você já teria escorregado pela sua cadeira. O simples ato de andar também seria inviável, pois sem o atrito você não teria apoionem para ficar de pé.
Para que exista a força de atrito, é necessário existir o contato entre duas superfícies, como por exemplo, o pneu de um automóvel e o asfalto. O pneu é aderente e o asfalto é áspero, e essa combinação gera uma força de atrito que fará o automóvel se movimentar sem derrapar pela pista.
Define-se a força de atrito como uma força de oposição à tendência do escorregamento. Tal força é gerada devido a irregularidades entre as duas superfícies que estão em contato
OBJETIVO
Determinar através dos experimentos realizados em laboratório os Coeficientes de Atrito Estático e Cinético com o uso do plano inclinado.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
As superfícies dos corpos, por mais polidas que possam parecer do ponto de vista macroscópico, apresentam rugosidade quando analisadas microscopicamente. Em conseqüência, se duas superfícies em contato apresentarem tendência a se mover uma em relação à outra, surge uma força ''resistente'': a força de atrito. No caso de a força aplicada não ser suficiente para colocar o corpo em movimento, a força de atrito se opõe à força aplicada e é chamada força de atrito estático. Esta não possui um valor único e pode variar entre zero e um certo valor máximo, chamado força de atrito estático máximo (fe máx). Com boa aproximação, este valor é independente da área de contato e é proporcional à força normal que a superfície exerce sobre o corpo. A constante de proporcionalidade é o ''coeficiente de atrito estático'' (me).
No caso de ocorrer movimento, aparece a chamada força de atrito cinético (fc) entre as superfícies, que