Lista de exercícios de historia da psicologia
O pensamento mítico é uma forma de explicar o universo e a existência em forma de mitos. Mitos são basicamente narrativas passadas de geração em geração dentro de uma cultura, que são de certa forma fantasiosa, lendas por assim dizer. O pensamento mítico remete a origem do universo aos Deuses e entidades sobrenaturais. E diz que tudo o que ocorre, seja da natureza , como tempestades, pragas, etc , ou do homem como doenças ou até mesmo o sonho são devido a vontade de Deuses. No pensamento mítico existe somente uma explicação para o evento, e essa, como é passada de pai para filho, não é questionada. Se tornando assim dogmática, uma verdade absoluta.
2. Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
Chega um ponto em que a sociedade percebe que aquelas explicações não são suficientes para explicar o que ocorre no cotidiano. Eles começam então a observar a natureza, como ela funcionava. Também nesse contexto a sociedade viu no comercio que existiam muitos povos e cada um com suas crenças e tradições, muitas vezes contraditórias as suas. E viram que existia mais de um modo de explicar o universo. Assim buscando um modo mais democrático de conviver, deixaram de lado o pensamento mítico e procuraram uma forma de pensar que explicasse, por meio do que observavam, o que acontecia.
3. Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico rompe com o pensamento mítico?
O pensamento filosófico rompe o mítico no sentido de surgir o pensamento lógico das coisas. Com a insatisfação das respostas dadas pelo pensamento mítico, a sociedade começa a buscar uma forma racional de se explicar as coisas. Assim observando a natureza, o homem e a sociedade as pessoas começam a encontrar explicações para o que ocorre a sua volta. Por exemplo, antes se uma colheita fosse mal elas acreditavam ser a ira dos deuses, então começaram a perceber que naquela época do ano não tinha