Lista de exercícios (bioquímica)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Departamento de Química (DEQUIM)
Setor de Bioquímica – Prof. Cristiano Riger
Química, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Disciplina de Bioquímica I (IC392)
1) Dois, dentre os compostos listados abaixo, não são exemplos dos 20 aminoácidos que formam proteínas nos seres vivos. (a) quais são estes dois aminoácidos? (b) como você pode dizer isto sem necessitar do uso de nenhuma lista ou tabela?
2) Qual é a diferença entre desnaturação e hidrólise de uma proteína?
3) O ácido glutâmico ou glutamato é um neurotransmissor excitatório do sistema nervoso, o mais comum em mamíferos. Este aminoácido é armazenado em vesículas nas sinapses, onde o impulso nervoso causa a libertação de glutamato no neurônio pré-sináptico. Na célula pós-sináptica existem receptores (como os receptores NMDA) que ligam o glutamato e se ativam. Pensa-se que o glutamato esteja envolvido em funções cognitivas no cérebro, como a aprendizagem e a memória. Escreva as formas iônicas predominantes do ácido glutâmico em pH = 1.00, pH = 4.07, pH = 7.00 e pH = 12.00). Calcule o PI do ácido glutâmico.
4) Considere o tripeptídeo Arg-Gli-Leu e escreva a estrutura molecular deste peptídeo em pH fisiológico (pH » 7,4).
5) Uma mutação que substitui um resíduo de Ala no interior de uma proteína por uma Val leva à perda de atividade. Quando uma segunda mutação substitui uma Ile por uma Gly, a atividade volta a ser observada. Explique o motivo para este fato ter ocorrido.
6) O colágeno é uma proteína fibrosa e um dos constituintes mais abundantes do tecido conjuntivo dos vertebrados, encontrada principalmente em tendões, pele, vasos sangüíneos, ossos e cartilagens. Diferentemente de outras proteínas, o colágeno é muito rico nos aminoácidos prolina e hidroxiprolina. Como a hidroxiprolina não é um dos 20 aminoácidos comumente encontrados em proteínas, a sua incorporação