Lista de exercícios - biofísica
1. Explique termodinamicamente a radioatividade.
Os isótopos radioativos apresentam seus núcleos instáveis. Como todo sistema instável, eles buscam a estabilidade, ou seja, um estado menor de energia. Para isso ocorre a liberação dessa ‘energia extra’ na forma de partículas alfa ou beta ou como fótons.
2. Conceituar meia-vida de um radioisótopo.
Meia-vida de um radioisótopo corresponde ao tempo necessário para que o valor da atividade radioativa de uma amostra caia pela metade.
3. Quais seriam as características de um radioisótopo para ser utilizado em experimentação animal?
Em experimentos com animais devem ser usados radioisótopos com um curto tempo de meia-vida, de forma que o animal não fique por muito exposto à radiação. Além disso, deve ser considerada a capacidade de ionização do radioisótopo, uma vez que quanto maior essa capacidade, maior será o prejuízo ao tecido exposto à radiação. Por fim, deve-se escolhe um radioisótopo que tenha especificidade com determinado tecido ou órgão a ser estudado ou diagnosticado.
4. Qual a diferença entre cpm e dpm?
cpm = contagens por minuto dpm = desintegrações por minuto
No momento que uma amostra é colocada dentro de um cintilador, este mostra em seu visor um número, cpm. Esse número representa a contagem de desintegrações por minuto. No entanto, esse número não corresponde exatamente ao dpm uma vez que a eficiência do cintilador é cerca de 70% a 80%. Portanto, dpm representa, de fato, o número de desintegrações ocorridas em um minuto, enquanto cpm representa a quantidade dessas desintegrações captadas pelo cintilador.
5. Defina atividade radioativa e atividade específica.
A atividade radioativa corresponde ao número de átomos de uma amostra que sofre decaimento por uma unidade de tempo. A atividade específica, por sua vez, é a atividade radioativa em relação à quantidade do elemento emissor da radiação. Atividade específica =