Lista de exercicios
3a LISTA DE EXERCÍCIOS
1.
Suponha que duas firmas idênticas produzem aparelhos e que elas sejam as únicas empresas no mercado. Seus custos são dados por C1 = 30Q1 e C2 = 30Q2, em que Q1 é a quantidade produzida pela empresa 1 e Q2, a quantidade produzida pela empresa 2. O preço é determinado pela seguinte curva de demanda:
P = 150 – Q, em que Q = Q1 + Q2
a) Descubra o equilíbrio Cournot-Nash. Calcule o lucro de cada uma das empresas nesse equilíbrio. b) Suponha que as duas empresas formem um cartel para a maximização dos lucros de ambas.
Quantos aparelhos serão produzidos? Calcule o lucro de cada uma das empresas.
c) Suponha que a Empresa 1 fosse a única empresa no setor. De que forma a produção do mercado e o lucro da Empresa difeririam dos valores encontrados no item (b) acima?
2.
A curva de demanda inversa para um determinado produto é dada por P(Y) = 100 - 2Y, e a função de custo total para qualquer firma pertencente à indústria é CT(y ) = 4y.
a) Se a indústria desse produto fosse perfeitamente competitiva, quanto seria produzido e a que preço? Qual seria o lucro de cada firma?
b) Se existisse apenas uma firma na indústria, quanto seria produzido, a que preço, e qual seria o lucro auferido por esse monopolista?
c) Se houvesse duas firmas de operando no mercado, de modo que suas decisões ocorressem simultaneamente e em termos de quantidade, quais seriam suas curvas de reação, a quantidade que cada uma produziria, o preço do produto, e os lucros auferidos por cada firma?
d) Se as duas firmas entrarem em conluio, quanto será produzido por cada uma delas, qual será o preço de mercado, e qual o lucro que cada empresa irá auferir?
e) Se uma das firmas agir como líder e a outra como seguidora, quanto será produzido, que preço será cobrado e qual será o lucro auferido pela firma líder? E pela firma seguidora?
3.
Considere uma indústria com a seguinte estrutura. Há 50 firmas que se comportam como