Lista de exercicios genetica ufs
2ª lista de Exercícios
1. Caracterize a cromatina: sua composição química, aspecto e grau de espiralização durante o ciclo celular.
A unidade básica da cromatina é o nucleossomo, constituído de DNA que envolve em duas voltas o octâmero de histonas. A disposição dos nucleossomos caracteriza-se por dois tipos de cromatina distintos: a heterocromatina, região espiralada, com nucleossomos próximos uns dos outros e pouca atividade. Já a eucromatina, região com nucleossomos afastados e muita atividade (processo de transcrição da síntese proteica).
No estágio de leptóteno as cromátides são finas e longas, com algumas partes mais condensadas. No estágio de zigóteno a cromatina já está condensada, formando o cromossomo. A partir daí, a cromatina (cromossomo) condensa progressivamente até atingir seu grau máximo na metáfase.
2. Descreva a cromatina sexual do X quanto a (a) ocorrência; (b) tipos de células encontradas; (c) número por célula; (e) importância.
a) A cromatina sexual do X aparece nas células interfásicas das fêmeas de mamíferos; é também chamada de corpúsculo de Barr.
b) Células somáticas das fêmeas no cromossomo X condensado e geneticamente inativo, aparecendo nas células interfásicas como corpúsculo de Barr.
c) A quantidade de cromatinas sexual do X ou corpúsculo de Barr é igual ao número de cromossomos X existentes no cariótipo menos um cromossomo X, que deve permanecer ativo. (nº de cromatinas X = nº de cromossomos X-1)
d) A importância da cromatina sexual está no fato de através dela diferenciarmos as células masculinas das femininas e também identificarmos a ocorrência de síndromes ou anomalias cromossômicas sexuais.
3. Esquematize a segregação de um par de cromossomos (a) em uma meiose normal; (b) na ocorrência de não disjunção na 1a divisão da meiose; e (c) na 2a divisão da meiose. A B