lista de durkheim
1)
2)
3) A macroeconomia abrange a economia como um todo, como por exemplo o desemprego, a inflação, etc. Já a microeconomia abrangente a economia em um conceito “menor”, como por exemplo empresas, rendas familiares, etc.
4) A contabilidade nacional é um instrumento que permite mensurar a totalidade das atividades econômicas, ou seja, ela representa de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes econômicos dentro de uma economia, incluindo as transações com o resto do mundo, e a sua riqueza.
5) O PIB (Produto Interno Bruto), é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em determinado período. Ele mede a renda total gerada por uma economia, a despesa total com bens e serviços produzidos na economia. Já o PNB (Produto Nacional Bruto) é a renda obtida por todos os cidadãos de um país.
6) O PIB tem 3 formas de cálculo, produção, renda e despesas. A produção é a soma dos preços de todos os produtos que são vendidos pelas empresas ao mercado para o consumo final (menos os produtos intermediários). A renda é a soma da remuneração dos fatores produtivos (salários, lucros, juros e aluguéis). As despesas é a soma do consumo, dos investimentos, dos gastos do governo e exportações líquidas. Sim, todos devem e apresentam os mesmos resultados.
7) O PIB real é calculado sem a influência da variação de preços (preços constantes), já o PIB nominal é calculado utilizando os preços de mercado (preços correntes).
8) Falso, eles são diferentes. O crescimento econômico amplia a quantitativa da produção. O desenvolvimento econômico envolve o crescimento e não importa apenas a magnitude da expansão do produto (representado pelo PIB), mas também a natureza e a qualidade desse crescimento.
9) Verdadeiro. Se o hiato do produto é elevado, deve haver desemprego de alguns fatores de produção (recursos utilizados na produção de bens e serviços, terra, capital e trabalho).
10) A PIA (População em Idade