Lista 3 - CDIG
• Filosofia de serviços integrados
O modelo de serviços integrados é caracterizado pela reserva de recursos. Antes de iniciar uma comunicação, o emissor solicita ao receptor a alocação de recursos necessárias para definir-se uma boa qualidade na transmissão dos dados. O protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol) é utilizado, nesse modelo, para troca de mensagens de controle de alocação dos recursos.
• Filosofia de serviços diferenciados
Em contraste com a orientação por fluxos do RSVP, as redes de serviços diferenciados (diffserv) foram projetadas para oferecer classes de serviços agregados, onde os fluxos individuais são agrupados e tratados pela rede de acordo com a classe de serviços em que se encontram. No cabeçalho de um pacote IP, existe um campo chamado TOS (Type of Service) que pode representar o tipo do serviço.
• Laissez-faire
Não prevê muitas mudanças, provê maior largura de banda quando necessário, distribuição de conteúdo e multicast em nível de aplicação.
2. Uma sequência de pacotes de uma origem até um destino é chamada fluxo. As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais: largura de banda (BW), atraso fim a fim (DELAY), variabilidade do atraso (JITTER) e Taxa de Perda de Pacotes (LOSS RATE).
Juntos, esses parâmetros determinam a qualidade de serviço, ou QoS (Quality of Service), que o fluxo exige. O problema de fornecimento de garantias de QoS pode ser resolvido simplesmente por meio de sobreprovisionamento de largura de banda em todos os enlaces da rede?
Parcialmente. Somente o aumento de banda não é suficiente para a garantir a qualidade de serviço às aplicações, pois se tratando de redes compartilhadas por múltiplos usuários e muitas vezes a longas distâncias (como é o caso da Internet), pode haver