Lista 1 Redes I
2. Um link de fibra transcontinental pode ter muitos gigabits/s de largura de banda, mas a latência também será alta devido à velocidade de propagação da luz por milhares de quilômetros. Em contraste, um modem de 56kbps que chamar um computador no mesmo edifício terá baixa largura de banda e baixa latência.
3. A solicitação tem de subir e descer e a resposta também tem que subir e descer. O comprimento total do caminho percorrido é 160.000km.
A velocidade da luz no ar e no vácuo é 300.000km/s, e assim o retardo de propagação sozinho é 160.000/300.000s ou cerca de 533 ms.
4. Chame os roteadores de A, B, C, D e E. Existem dez linhas potenciais: AB, AC, AD, AE, BC, BD, BE, CD, CE e DE. Cada uma dessas linhas tem quatro possibilidades (três velocidades ou nenhuma linha). E assim, o número total de topologias é 410=1.048.576. A 100ms cada, será necessário o tempo de 104.857,6 segundos, ou pouco mais de 29 horas para inspecionar todas elas.
5. Um conjunto de camadas e protocolos e chamado arquitetura de rede. A especificação de uma arquitetura deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de cada camada, de forma que ela obedeça corretamente ao protocolo adequado. Nem os detalhes da implementação nem a especificação das interfaces pertencem a arquitetura, pois tudo fica oculto dentro das maquinas e não e visível do exterior. Não e nem mesmo necessário que as interfaces de todas as maquinas de uma rede sejam iguais, desde que cada um a delas possa usar todos os protocolos de maneira correta.
6. O serviço orientado a conexões se baseia no sistema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o numero, fala e, em seguida, desliga. Da mesma forma, para utilizar um serviço de rede orientado a conexões, primeiro o usuário do serviço estabelece uma conexão, utiliza a conexão, e depois libera a conexão. Por outro lado, o serviço sem