Lista 02 Sistemas Operacionais
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO
CURSO: CBCC/CBSI
DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS
PROFESSOR: REGIANE KAWASAKI
PERÍODO: 1º SEMESTRE / 2015
LISTA 02 - SISTEMAS OPERACIONAIS
(PROCESSOS E THREADS)
QUESTÃO 1: A grande diferença entre aplicações monothreads e multithreads está no uso do espaço de endereçamento. Cite e explique duas vantagens com relação ao uso do mesmo espaço de endereçamento em ambientes multithreads.
QUESTÃO 2: Descreva as ações tomadas pelo sistema operacional para fazer a troca de contexto entre processos. QUESTÃO 3: Uma solução multithread usando múltiplas threads em nível de usuário pode conseguir desempenho melhor em um sistema de multiprocessadores do que um sistema de único processador?
Justifique sua resposta.
QUESTÃO 4: Quando uma interrupção ou uma chamada de sistema transfere o controle para o sistema operacional, geralmente é usada uma área da pilha do núcleo separada da pilha do processo interrompido. Por quê? QUESTÃO 5: Compare os pacotes de threads em modo usuário e modo kernel.
QUESTÃO 6: Como o uso de threads pode melhorar o desempenho de aplicações paralelas em ambientes com múltiplos processadores?
(ESCALONAMENTO DE PROCESSOS)
QUESTÃO 7: Diferencie os tempos de processador, espera, turnaround e resposta.
QUESTÃO 8: Diferencie os escalonamentos preemptivos e não-preemptivos.
QUESTÃO 9: O escalonamento por múltiplas filas com realimentação favorece processos CPU-bound ou I/Obound? Justifique.
Abril/2015
1
QUESTÃO 10: Considere que cinco processos sejam criados no instante de tempo 0 (P1, P2, P3, P4 e P5) e possuam características descritas na tabela a seguir:
Processo
Tempo de CPU
Prioridade
P1
10
3
P2
14
4
P3
5
1
P4
7
2
P5
20
5
Considere que os processos chegaram na ordem P1, P2, P3, P4, P5, todos no momento 0.
a) Desenhe quatro gráficos que ilustrem a execução desses processos usando FCFS, SJF, prioridade nãopreemptiva (um número de prioridade menor