Lisboa a noite
Lisboa à noite
Índice:
Introdução – pág.3
Objeto e objetivos de investigação – pág.4
Operacionalização de conceitos – pág.5/6
Modelo de analise – pág.7
Amostra e campo de observação –pág.8
Inquérito por questionário – pág.8
Bibliografia – pág.9
Anexos – pág.10
Introdução:
A realização deste trabalho vai ao encontro dos nossos interesses enquanto jovens, por acharmos que existem algumas vertentes que podemos aprofundar sobre a vida noturna, na cidade de Lisboa, no que diz respeito a bares, discotecas ou outros espaços de convívio relacionados. O nosso tema remete para a questão sociológica dos comportamentos juvenis face à sua sociabilidade, a práticas de lazer e consumo e cidadania, para posteriormente compararmos com estudos anteriormente realizados.
Para tratarmos esta investigação, tomámos como vertentes algumas questões passiveis de serem tratadas por um inquérito por questionário. O nosso trabalho final irá incidir sobre uma investigação geral sobre a noite de Lisboa, relativamente à Juventude e às suas práticas.
A intenção desta investigação é tentar compreender como são os comportamentos dos jovens, especialmente na noite, e se com a evolução da sociedade terá havido alterações nos mesmos.
Uma das questões pertinentes a estudar será o facto de a crise influenciar ou não as frequências de saídas à noite e as práticas de consumo.
Objetos e objetivos de Investigação:
Objeto de investigação: O objecto da nossa investigação é a Juventude relativamente às vertentes da vida nocturna, na cidade de Lisboa. Algumas dessas vertentes são a segurança, locais mais ou menos frequentados, transportes mais utilizados, qual o tipo de bebidas consumidas e quais os locais de compra, quais as faixas etárias mais abrangentes e se o factor comodidade interfere na escolha do local frequentado.
Objetivo de investigação: O objectivo da nossa