LiquidosImisciveis1a227369
1389 palavras
6 páginas
SISTEMA DE LÍQUIDOS IMISCÍVEISNeste caso a mistura é constituída de duas fases, cada uma das quais é um dos líquidos puros. Cada líquido atinge independentemente do outro, seu próprio equilíbrio com o vapor. A pressão de vapor de qualquer mistura é simplesmente a soma das pressões de vapor dos componentes individuais. A temperatura de ebulição da mistura é independente da composição, e é a temperatura na qual a soma das pressões de vapor se iguala a pressão total. Resulta que a temperatura de ebulição da mistura deve estar abaixo da temperatura de ebulição de qualquer um dos componentes individuais.
Para efeito didático um sistema de dois líquidos imiscíveis A e B, em equilíbrio com seus vapores numa determinada temperatura pode ser esquematizado a seguir:
Na temperatura “t” temos:
P = pressão da fase gasosa poA = pressão máxima de vapor de A poB = pressão máxima de vapor de B
XA,v = fração molar de A na fase vapor
XB,v = fração molar de B na fase vapor
O sistema é suficientemente agitado de maneira que a cada instante o equilíbrio entre as fases líquidas e a fase vapor é atingido. Do que foi exposto anteriormente resulta:
(1) P = poA + poB
(2) poA = XA,v . P
(3) poB = XB,v . P
Dividindo (2) por (3) temos:
୮
A
୮
B
A,౬
=
XA,౬
XB.౬
=
ౣA,౬
A,౬శ B,౬
B,౬
୬A,౬
=
୬B,౬
A,౬శ B,౬
୫A,౬
୫B,౬
=
poA poB =
MA,౬
ౣB,౬
MB,౬
M
. MA
B
A aplicação da Regra das Fases para o sistema considerado, explica que numa destilação com Arraste de Vapor a temperatura bem como a composição do destilado mantém-se constante para uma determinada pressão.
C=N–r
sendo N = 2 e r = 0 .....
V=C-F+2 = 2–3+ 2
..........
C=2
e
F=3
(dois líquidos e uma fase gasosa)
V = 1
V = 1 , significa que sendo a destilação conduzida a pressão atmosférica (P=fixo) o sistema passa a ser Nulivariante, isto é os valores de composição e temperatura assumem valores constantes.
35
Graficamente:
TM = temperatura de ebulição da mistura
TA = temperatura de ebulição de A
TB = temperatura