Liquido Sinovial
É um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões. O termo sinovial pode apresentar certa ambiguidade, pois para alguns autores consideram sinônimo de membrana sinovial.
O liquido sinovial: É um dos elementos que formam o sistema locomotor, junto aos ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua função e lubrificar as articulações sinoviais permitindo assim seu movimento suave e indolor, este liquido e encontrado apenas em articulações móveis.
Articulação sinovial: É classificada como diartrose, possui grande amplitude de movimentos na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma camada de cartilagem que são divididas em articulação monoaxial, articulação biaxial, articulação triaxial e articulação plana.
Articulação monoaxial: É quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo, como exemplo temos o cotovelo que só permiti flexão e extensão. Há variedades nas quais o movimento e uniaxial, gínglimo ou articulação em dobradiça e trocoide ou articulação são em pivô.
Articulação biaxial: É quando uma articulação realiza movimento em torno de dois eixos, são articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, com a radio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Há duas variedades de articulações condilar e selar.
Articulação triaxial: É quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento e poliaxial, chamado de articulação esferoide ou enartrose.
Articulação plana permitem apenas deslizantes, exemplos: articulação dos corpos vertebrais e em algumas articulações do carpo e do tarso.
Estruturas das articulações móveis
Ligamentos: São constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente