Liquidez das debêntures
Revista de Administração - RAUSP
Curitiba
2013
O que são debêntures? São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora. Sendo elas títulos que se ajustam perfeitamente às necessidades de captação das empresas. Graças a sua flexibilidade, transformaram-se no mais importante instrumento de obtenção de recursos das companhias brasileiras.
Resumo do artigo
Criar liquidez no mercado secundário de debêntures é o grande desafio para ampliar as emissões de títulos privados de renda fixa no Brasil. Sem isso, fica muito difícil atrair o investidor internacional. De acordo com Gurgel, a maior dificuldade é conseguir patrimônio para esses fundos. "Quem serão os cotistas deles, já que aplicar nesses fundos é um investimento sem liquidez?"
Outro ponto que representa uma barreira para a ampliação do mercado de debêntures é a questão da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 6%, assim que o investidor estrangeiro aporta seus recursos no Brasil. "Isso representa um custo extra para esse investidor de cerca de 1% ao ano nas aplicações de longo prazo", diz o executivo do Santander. O superintendente de Produtos de Renda Fixa do Bradesco BBI, Orlando Graça Júnior, disse que o interesse dos bancos por papéis como debêntures vem crescendo, mas ainda de forma lenta. Segundo dados apresentados por ele, em 2005, os títulos privados respondiam por 19% da carteira dos administradores de recursos no Brasil, e no ano passado chegaram a 22%. "Há muita procura por parte dos investidores, mas isso ainda está restrito aos grandes investidores. É pequena a participação de pessoas físicas", afirmou. Neste estudo, investigam-se empiricamente proxies de liquidez baseadas nas características das debêntures das empresas brasileiras, assim como a interação entre as medidas de liquidez. Essa abordagem