Lipídios
O que são lipídios?
Os lipídios, também conhecidos como óleos e gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas por moléculas de hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C).
Funções dos lipídios
As funções básicas dos lipídios é fornecer energia, nos animais endotérmicos (usam a energia do seu metabolismo para regular sua temperatura corporal) eles servem como um tipo de isolante térmico. Existem alguns lipídios que participam na composição das membranas celulares, eles também ajudam nas reações químicas do organismo nos seres vivos, os lipídios que possuem esta função são: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Classificação dos Lipídios
Podemos classificar os lipídios em dois tipos:
– Óleo: São o que chamamos de substâncias insaturadas.
– Gorduras: Chamadas de substâncias insaturadas.
Elas podem ser encontradas em diversos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Para citar exemplos clássicos podemos falar do abacate e do coco, nos casos frutíferos, e da soja, carne, leite e seus derivados, no caso animal, além da gema do ovo.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, porém, é muito importante salientar que determinada classe desses lipídios só podem ser sintetizadas por vegetais, os animais não possuem esta característica, como é o caso dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas lipossolúveis.
Os lipídios que mais se destacam são:
• Cerídeos: classificamos como cerídeos aqueles que chamamos de lipídios simples. Podem ser encontrados na cera produzida pelas abelhas, na construção da colmeia; na superfície das folhas, cera de carnaúba e dos frutos, como a manga. Ela possui a função de impermeabilização e proteção.
• Fosfolipídios: São moléculas anfipáticas, o que significa que elas possuem uma região polar, que chamamos de cabeça hidrofílica, tendo afinidade por água, e outra região apolar, chamada de calda hidrofóbica, que é responsável por repelir a