Lipídios Anfipáticos
a) Explique, para cada tipo de lipídio (uma ou duas cadeias apolares), por que ocorrem tais arranjos moleculares, considerando-se as regiões de solubilidade da molécula. As micelas são as estruturas esféricas no interior das quais as cadeias apolares dos lipídios, com uma única cadeia carbônica, organizam-se, isolando-se da água; os grupos polares posicionam-se na superfície externa, interagindo com o solvente. Já os fosfolipídios associam-se na chamada bicamada lipídica, com estrutura de agregação mais estável das moléculas desses lipídios, pela forma cilíndrica e presença de duas cadeias apolares internamente.
b) Os sabões são agentes emulsificantes, pois quando adicionados às misturas tendem a torná-las mais estáveis e homogêneas. Explique, do ponto de vista químico, a propriedade emulsificante dos sabões. Os sabões são moléculas anfipáticas, tendo uma longa cadeia carbônica (cauda apolar) e um grupo carboxilato (cabeça polar). Quando em solução aquosa, associam-se por interações hidrofóbicas entre as caudas apolares, formando uma película lipídica na superfície do liquido ou dando origem a micelas. A ação emulsificante dos sabões se deve à estabilização da emulsão através da formação dessas micelas com óleos ou solventes orgânicos.
c) Do ponto de vista ecológico, os sabões, em pequenas quantidades, não representam grande ameaça à qualidade das águas. Explique como a presença de sabões em pequenas quantidades pode favorecer a atuação de