Lipídeos
Papel da gordura no organismo (funções biológicas):
1-Reserva de energia;
2-Fonte de energética;
3-Proteção; -choques mecânicos, rompimento dos vasos mesentéricos hemorragias mais facilmente.
4-Isolamento térmico;
5-Carreador de vitaminas; a,d,e,k. vitaminas lipossolúveis de fixam no teciso adiposo.
6-Precursor de hormônios; progesterona, estrogeno, testosterona, cortizol. passam diretamente na membrana pela bicamada lipídica.
7-Participação na formação de biomembranas;
Foi um processo de evolução nós termos facilidade em armazenar energia em forma de lipídios.
Do ponto de vista químico, oslipídios são esteres formados de ácidos graxos superiores com alcóois os mais variados.
Modernamente chama-se lipídios, todas as substâncias (apolares e fracamente polares) que são exraídos de tecidos animais e vegetais em presença de solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio, benzeno, etc.
O tecido adiposo tem um núcleo deslocado e o resto é preenchido com triacilglicerol. glicerol + acidos graxos = triacilglicerideos cabeça polar pela presença de oxigenio graxa=lipidica=apolar pq tem o compartlhamento de elétrons acidos graxos sao as unidades fundamentais da maioria dos lipídeos.
lipideo com dupla ligação com angulo forma caracteristica liquida lipideo com dupla ligação sem angulo forma solida insaturados = óleo (dupla ligação), afasta as outras moléculas portanto ele é mais fluido. cis: mesmo lado os dois hidrogenios e mesmo lado a cadeia carbonica, mesmo plano. forma angulo trans: altera o hidrogenio com carbono, ele fica reto, solido. ponto de fusao= quanto menor a cadeia e maior a quantidade de duplas ligações. desorganização e permeabilidade da membrana = febre alta e por longos periodos.