Lipidos
O que são?
Os lípidos constituem um grupo de moléculas muito heterogéneo, do qual fazem parte as gorduras(animais e vegetais), as ceras, os esteroides, entre outras. Geralmente são compostos por O, H e C, mas também pode conter outros elementos tais como S, N e P.
A insolubilidade na agua e a solubilidade em solventes orgânicos, como o benzeno, o éter e o clorofórmio, são características comuns a este tipo de substancias.
De uma forma muito simples, podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos, de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estorturais e. lípidos de função reguladora. Lípidos de reserva.
Alguns lípidos de reserva possuem dois componentes fundamentais:
Ácidos gordos e glicerol.
Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo (COOH). Os ácidos gordos que possuem átomos de carbono ligados entre si por ligações duplas ou triplas, dizem-se insaturados. Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações simples.
O glicerol, ou glicerina, é um álcool que contem três grupos hidroxilo (HO), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilos (COOH) os ácidos gordos.
Esta ligação denomina-se ligação éster e, conforme se estabelece entre o glicerol e um, dois ou três ácidos gordos, assim se forma um monoglicerídio, um diglicerídeo ou um triglicérido.
Lípidos estruturais
Dentro dos lípidos estruturais, podem destacar, pela sua impôrtancia, os fosfolípidos que são lípidos que contêm um grupo fosfato.
Os fosfolípidos são constituintes mais abundantes das membranas celulares.
A sua estrutura resulta da ligação de uma molécula antipáticas, isto é, possuem uma parte hidrófila.
Lípidos com função reguladora
Alguns lípidos intervêm nos processos de regulação do organismo. Neste contexto, destacam-se as hormonas sexuais como a testosterona e progesterona, que fazem