Lipidos, Protidos , Glicidos : trabalho experimental
Função
· Componentes das membranas celulares, juntamente com as proteínas
· Reserva de energia
· Combustível celular
· Funcionam como isolante térmico sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo) ;
· Isolamento e proteção de órgãos;
· Funções especializadas como hormônios e vitaminas;
· Sinalização intra e intercelulares.
AULA PRÁTICA - IDENTIFICAÇÃO DE LIPÍDIOS
1 - Teste da Solubilidade
Neste teste vamos identificar a presença de lipídios nas amostras. Para isso utilizamos algumas substâncias como éter, clorofórmio, água, ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
Sabendo que os lipídios são moléculas apolares e conhecendo a lei de dissolução "semelhante dissolve semelhante", certamente as amostras que contém lipídios formarão soluções de apenas uma fase com as substâncias apolares; e com as substâncias polares soluções onde observaremos mais de uma fase.
Testando a Solubilidade da amostra que contém lipídio, temos:
Éter / Clorofórmio - Solúvel
Água / Ácido clorídrico / Hidróxido de sódio - Insolúvel
MÉTODO
Colocar 5 gotas da amostra em cada um de 3 tubos de ensaio. Acrescentar 2ml dos seguintes solventes: no primeiro, água (H2O), no segundo, éter etílico (H3C-CH2-O-CH2-CH3) e no terceiro, hidróxido de sódio (NaOH) 0,1N. Agitar e observar a solubilidade da amostra nos respectivos solventes
2 - Teste da Saponificação
O teste da saponificação identifica a presença de ácido graxo. Para isso colocamos a amostra na presença de uma base como KOH (Hidróxido de Potássio) ou NaOH (Hidróxido de Sódio).
Reação de Saponificação
O composto 4 é uma molécula anfipática, com uma "cabeça" polar (COO- K+) e uma cauda apolar formada pelo radical "R". Quando em meio aquoso moléculas anfipáticas tendem a se agrupar formando estruturas esferóides, as micelas. Este é o princípio da limpeza de gorduras produzida pelo sabão.
MÉTODO:
Colocar num erlenmeyer cerca de 2ml da amostra e adicionar 5ml de solução alcoólica de hidróxido de potássio (KOH) a 10%. Aquecer