lipidios
ESCOLA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E MEDICINA VETERINÁRIA
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
DANIEL DE OLIVEIRA SCHAPHAUSER
FERNANDO CLAUDINEI KOSIBA
MARCIANE GONÇALVES DOS SANTOS
RAFAEL MARCOS TETERYCZ
WALDINEI FIESTZ
LIPÍDIOS – RECONHECIMENTO DO COLESTEROL
Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Bioquímica do Curso de Agronomia, 2º período noturno, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.
Profª Maria Cristina Vasconcellos
CURITIBA
OUT./2014
1. INTRODUÇÃO
“Os lipídios constituem um grupo heterogêneo de moléculas orgânicas insolúveis em água (hidrofóbicas), que podem ser extraídas dos tecidos por solventes não polares.” (CHAMPE, 2006).
Os lipídios possuem funções importantíssimas para o metabolismo celular tanto de eucariotas como procariotas, podendo-se relacionar como principais as seguintes:
Componentes das membranas celulares, juntamente com as proteínas (fosfolipídios e colesterol);
Composto bioquímico mais calórico em animais e sementes oleaginosas sendo a principal forma de armazenamento (tri-acil-gliceróis) e geração de energia metabólica através da ß-oxidação de ácidos graxos;
Componentes de sistema de transporte de elétrons no interior da membrana mitocondrial (umbiquinona);
Formam uma película protetora (isolante térmico) sobre a epiderme de muitos animais (tecido adiposo);
Funções especializadas como hormônios e vitaminas lipossolúveis.
Entre os diversos tipos de lipídios está o colesterol (Figura 1.) que é um tipo de gordura encontrado naturalmente em nosso organismo. Ele é fundamental para o funcionamento normal do organismo, sendo o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo. Ele está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. O corpo humano utiliza o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca