Lipideos
A razão desta insolubilidade é porque os lipídios são apolares e a água é polar, portanto não possuem afinidade.
Ao contrário do que por vezes se pensa, os lípidos ou gorduras não são necessariamente maus para a saúde. Aliás, são da maior importância para a renovação celular e para a sua integridade, uma vez que são componentes essenciais das membranas celulares; da produção e armazenamento de energia; da proteção mecânica dos vários órgãos e síntese de algumas hormonas. No entanto, uma alimentação excessiva em lípidos ou com proporções desajustadas dos diferentes tipos pode ter consequências muito negativas para a saúde.
CLASSIFICAÇÃO DOS LIPÍDIOS:
Glicerídios
São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio.
São moléculas de álcool glicerol ligadas a uma, duas o três moléculas de ácido graxo.
O glicerol possui uma molécula com 3 átomos de carbono unidos a uma hidroxila (C3H8O3).
Os ácidos graxos possuem um número par de átomos de carbono em sua molécula com um grupo carboxila em uma das extremidades.
Os óleos são encontrados principalmente nos vegetais, mas também podem ser encontrados em alguns animais, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau. Já as gorduras são encontradas principalmente nos animais e se acumulam em células adiposas, atuando como reserva de energia e protegendo contra a perda de calor.
Ceras
As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol.
As ceras são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e furtos, impedindo que a planta perca água por transpiração.
As abelhas utilizam a ceras para fabricação de suas colméias.
Funções dos lipídiosOs lipídios possuem quatro funções