Lipidemias e propensão ao desenvolvimento de doenças coronárias

12327 palavras 50 páginas
1. INTRODUÇÃO Durante os últimos trinta anos presenciamos declínio razoável da mortalidade por causas cardiovasculares em países desenvolvidos, enquanto elevações relativamente rápidas e substanciais têm ocorrido em países em desenvolvimento, dentre os quais o Brasil, onde as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte. De acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde, esta tendência de elevação na doença cardiovascular tende a persistir, agravando ainda mais o quadro de morbidade e mortalidade elevadas nestes países, devido às estatísticas dos fatores de risco à doença aterosclerótica; como o alto índice de tabagismo, aumento do número de indivíduos com hipertensão, diabetes, obesidade e, principalmente, devido a má alimentação com dieta rica em gorduras saturadas, com conseqüente aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos (SPOSITO, et al. 2007).
As doenças vasculares afetam primariamente as artérias e, dentre elas a aterosclerose é a mais prevalente e clinicamente significativa (MONTINEGRO e BOGLIOLO, 2000). A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente a camada íntima das artérias (SPOSITO, et al, 2007); nela as dislipidemias são um fator de risco modificável. A diminuição do LDL-colesterol em indivíduos sob risco diminui a morbi-mortalidade relacionada à aterosclerose coronariana (SANTOS et al, 2001).
Essa doença é definida como os efeitos do acúmulo de placas ateroscleróticas nas artérias coronárias, o que leva à redução do fluxo sanguíneo para o miocárdio. Alguns indivíduos não apresentam sinais ou sintomas; outros experienciam angina pectoris (dor no peito), e ainda sofrem um ataque cardíaco (TORTORA, 2002).
A aterosclerose afeta primariamente as artérias elásticas (como aorta, artérias carótidas e ilíacas) e as artérias musculares de grande e médio calibre (artérias coronárias e poplíteas). A doença

Relacionados

  • Dicionário
    100763 palavras | 404 páginas
  • Consulta Rapida Metodos Diagnosticos 1Ed
    250806 palavras | 1004 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas
  • GUIA FARMACOTERAPEUTICO SEMSA 20131
    79164 palavras | 317 páginas