linux
Autor: Rômulo de Barros Correia Jales
Data: 12/12/2005
Compartilhando a Internet - transfome o Linux em um roteador
Olá a todos,
Para o bom uso dessa dica, espero que você saiba determinar o IP, DNS, gateway e sub-net mask na sua placa de rede. O objetivo é apenas compartilhar com sucesso a Internet, por isso não explicarei o que cada comando faz. Fica para a próxima.
Característica da rede
Um ponto de internet (IP-fixo na eth0);
Um servidor Linux Kernel 2.6.x ( Fedora Core 4)
Clientes:
Três PCs - dois Windows Xp, um Windows Xp e um Fedora Core 2;
Um laptop - Windows XP.
OBS: Para mostrar que funciona em qualquer distribuição, testei como servidor alguns live-CDs, como Kurumin, Mandrake e SuSE, em um computador de terceiro realizei com sucesso num Slackware 10.1 com kernel 2.6.11 e todas as supracitadas distros funcionaram como cliente.
Por fim:
Um hub/switch - apenas para servir de entreposto na estrutura da rede.
Configuração
No servidor:
A placa onde está plugado o cabo da internet você não mexe e na placa onde vai o cabo para a rede interna - conexão com o hub/switch (dois ou mais PCs) ou se é uma rede ponto-a-ponto (dois PCs) - fiz da seguinte forma: ip 192.168.0.1 subnet 255.255.255.0
Nos PCs clientes: ip 192.168.0.X subnet 255.255.255.0
Gateway 192.168.0.1
O "X" fica ao seu critério desde que não seja 0 ou maior do que 199. Enquanto que o gateway é o IP da placa do servidor conectada a rede.
DNS, essa parte é critica, você precisa descobrir qual o DNS do seu provedor de internet, geralmente ele está informado na placa conectada a internet. Para saber basta abrir o arquivo /etc/resolv.conf. O primeiro conjunto de números que você ver no resolv.conf você joga no DNS primário e assim sucessivamente.
Feito isso basta digitar os seguintes comando no shell do servidor Linux como root:
# iptables -F
# iptables -F