Linux
Deusdete S. C. Filho, Eduardo S. B. Peixoto, Fabio R. de Jesus, Raphael G. P. S. Sampaio
Engenharia da Computação – Faculdade Área1
Salvador – BA – Brasil
deusdetefilho@msn.com, brasilpeixoto@hotmail.com, fabinha_rios@yahoo.com.br, raphaelgustavo72@hotmail.com
Resumo. O presente artigo tem como objetivo mostrar de forma clara e objetiva o surgimento, funcionamento e a finalidade do Linux SRT, com o propósito de facilitar a compreensão e utilização dessa tecnologia.
1. Informações Gerais
O RTLinux foi criado em fevereiro de 2007 por Michael Barabanov e Victor Yodaiken para que o Linux além de ter velocidade e eficiência pudesse ter previsibilidade a qual é necessária para uma aplicação de tempo real. Hoje Linux não é somente a plataforma para experimentação e caracterização de algoritmos; também é possível encontrar tempo real no Linux, algumas das arquiteturas do Linux oferecem suporte às características de tempo real no kernel padrão disponível no mercado. É possível obter desempenho em soft real time pelo kernel padrão e, com um pouco mais de trabalho, é possível criar aplicativos em tempo real hard.
2. Funcionalidades do Linux STR
A maioria das funcionalidades do RTLinux está em uma coleção de módulos carregáveis do kernel que prestam serviços opcionais e níveis de abstração. Estes módulos incluem: 1. rtl sched uma prioridade programador que suporta uma "lite POSIX" interface. 2. rtl time que controla os relógios do processador e exporta uma interface abstrata para ligar manipuladores do relógios. 3. rtl posixio suportes do estilo POSIX de read /white /open com interface para drivers de dispositivos. 4. rtl fifo conecta tarefas RT e manipuladores de interrupção de processos do Linux. 5. Semáforo, é um pacote contribuído por Jerry Epplin. 6. POSIX apoio mutex está prevista para estar disponível na próxima versão de atualização do RTLinux. 7. mbuff é um pacote escrito por Tomasz