Linux
Sharon Wendy Feitosa Franco Rocha Sharon_wendy@windowslive.com Sistemas Operacionais
Resumo
Linus B.Torvalds é o criador do Linux é a causa deste sistema de exploração ser inteiramente livre. O Linux não foi criado com um objetivo comercial, ele é considerado um sistema fiável, robusto e potente. É de resto capaz de funcionar com muito poucos recursos em computadores muito pouco potentes e de gama baixa. Linux é um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. E hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi).
Introdução
O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds Em 1988, Linus ingressou na Universidade de Helsinki no curso de Ciências da Computação. Após montar um computador no qual passou a adotar o Minix (um sistema operacional baseado no Unix, porém gratuito). Devido a observar as dificuldades deste sistema (especialmente com relação ao uso de terminal para conexão), Linus resolveu criar um programa para a emulação de terminal que funcionasse independente do Minix. Linus B.Torvalds tinha a intenção de desenvolver uma versão de UNIX podendo ser utilizada numa arquitectura de tipo 80386. O primeiro clone de UNIX que funciona sobre PCES foi o Minix, Linus Torvalds decidiu então alargar as possibilidades de Minix, criando o que mais tarde seria o Linux. Numerosas pessoas contribuíram para ajudar Linus Torvalds a realizar este sistema, de modo que em 1991 uma primeira versão do sistema viu o dia. Foi em Março de 1992 que foi difundida a primeira versão que não comporta quase nenhum bug.
Desenvolvimento
O Linux é um sistema de exploração parecido com os sistemas UNIX que pode ser executado sobre diferentes plataformas materiais: x86 (ou seja, plataformas à base de processadores Intel, AMD, etc.),