Linux e Software Livre
Trabalho de Hardware – Professor Thiago
Pesquisar sobre o Linux e comentar sobre Linux e software livre
Frederico Silva de Oliveira - TIN 3N
O Linux e Software Livre
Descrição: Sobre o Linux
Cada vez mais o Linux e o movimento de software livre vêm ganhando espaço na mídia. Atualmente, o próprio Governo Federal possui diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento e adoção de software livre, e vem turbinando o movimento no país e tornando o Brasil uma referência mundial. Diferentemente de outras revoluções como a Revolução Industrial, na qual o Brasil ficou a margem do processo como mero expectador, na “revolução da informação” provocada pelo movimento de software livre, o Brasil pode ter um papel fundamental e decisivo.
Em relação a ambientes de servidores, o Linux tem espaço garantido e um número crescente de administradores de sistemas vem substituindo seus servidores baseados em softwares legados para alternativas livres em Linux. Para as plataformas de desktop, contudo, o sistema do pingüim encontra-se maduro o suficiente?
Diferentemente do Windows, que possui um número reduzido de versões, o Linux é empacotado por várias empresas constituindo as distribuições Linux. Cada distribuição possui seu próprio controle de versão e inclui um conjunto específico de aplicativos e recursos ou ainda, os softwares em comum não necessariamente são da mesma versão.
Contudo, o Linux é utilizado pela grande maioria dos seus usuários através de alguma distribuição específica. O Kernel do Linux, parte central do sistema operacional, é mantido e controlado por uma única organização, responsável pelo lançamento de novas versões e a incorporação de novas características. Tendo como um dos seus principais líderes Linus Torvals, o criador do Linux, é esta organização quem controla ainda o código desenvolvido por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro para as mais diversas nuances do kernel do sistema. Vale ressaltar, entretanto,